Criado em 1944 pelo Governo do Estado de São Paulo e cedido à Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Hospital Maternidade “Leonor Mendes De Barros” foi inaugurado como “Casa Maternal e da Infância” com o intuito de prestar atendimento a mulheres carentes, especialmente gestantes e parturientes.
Em 1978, tornou-se hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde e presta assistência especializada em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, exclusivamente pelo SUS.Em 2000, recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde aos hospitais que seguem com rigor as exigências para a promoção do aleitamento materno.
Também conquistou o prêmio “Maternidade Segura”, da Organização Pan-Americana de Saúde, UNICEF, Ministério da Saúde e FEBRASGO. Já em 2013 recebeu o certificado de Hospital de Ensino expedido pelo Ministério da Saúde e Ministério da EducaçãoDesde os primeiros anos de funcionamento do hospital, a maior preocupação sempre foi oferecer atendimento humanizado e com qualidade, e nessa linha, são feitos muitos investimentos na formação e no aperfeiçoamento de uma nova geração de profissionais.
Com o passar do tempo o hospital cresceu, a medicina evoluiu, e a interdisciplinaridade se diversificou com o surgimento de novas profissões. Conceitos outrora impensáveis como qualidade hospitalar e humanização da assistência se tornaram ferramentas indispensáveis no dia-a-dia do hospital.Atualmente toda a Região da Zona Norte e Parte da Zona Leste de São Paulo é atendida pelo hospital, que também é centro de referência para pacientes com gestação de alto risco e imigrantes.
Em 12 de Setembro de 2016, a AHBB|Rede Santa Casa assumiu a gestão de 6 leitos da UTI Materna, oferecendo aos nossos clientes serviços completos, com presença de médicos especialistas e cirurgião geral, realizando atendimentos de alta complexidade.
Certificação
No dia 10 de fevereiro de 2021, a UTI Materna e a equipe gerida pela AHBB, foram certificadas com o selo de "Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho" que faz parte do Projeto "UTIs Brasileiras" da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
Tal selo e certificação são conferidos pela AMIB com apoio da EPIMED SOLUTION, à UTIs adulto e pediátrica que gerenciam seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº7 da ANVISA (RDC-7) de 24 de fevereiro de 2010, através do sistema EPIMED MONITOR, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil.
É motivo de muita satisfação e orgulho para a AHBB ter a UTI e sua equipe certificados, isso reafirma a eficiência e segurança com que vimos cuidando de nossos pacientes, colaboradores e unidades. O gerenciamento dos indicadores são fundamentais para mantermos e otimizarmos a qualidade da medicina intensiva e aumentarmos a segurança dos pacientes.